segunda-feira, 27 de junho de 2016

Vexame pra quem?



A Copa América Centenário já tem o seu campeão: o Chile. Numa final contra a Argentina, decidida nos pênaltis, os chilenos levaram a melhor. Mas o protagonista foi outro: Lionel Messi.

O argentino, camisa 10 da seleção "hermana", errou um pênalti decisivo. E o que chamou a atenção foi seu desespero após a cobrança errada.

Abrindo um parêntese... você, você mesmo, brasileiro,  rival da Argentina, secou Messi e cia. Atire a primeira pedra quem não fez isso. Mas aqui a discussão é outra...

Chamou a atenção a cara desolada do astro do Barcelona após a cobrança de pênalti. Messi roubou a cena ao confirmar o título chileno. Agora, compare com a nossa seleção.

Levamos 7 x 1 numa Copa do Mundo dentro de casa. 7 X 1 que perdoou o Maracanazo. 7 x 1 que abriu as portas para os demais vexames que o Brasil iria passar. E os nossos jogadores? Soltaram meia dúzia de lágrimas e só. Apenas. Nada mais.

Considero, na minha humilde opinião, que nossos jogadores são a geração selfie. Ou a geração Apple:

- Neymar, cuida mais do Instagram repleto de fotos em baladas com mulheres do que da bola;
- David Luis, chora na câmera da TV e faz careta nas redes sociais;
- Daniel Alves, posta foto vestido de mulher e grava vídeo dizendo que é melhor que Pelé.
E por ai vai...

Nossos jogadores não demonstram NENHUM sentimento em relação às cinco estrelas que carregam na camisa. Camisa essa que foi vestida por tantos, tantos e tantos gênios da bola que me cansaria listá-los aqui. Eles não honram aquela camisa que um dia fez o adversário tremer.

Aí, voltemos ao Messi. Esqueçam que ele é argentino e pensem na atitude: o desespero ao prejudicar a seleção. Compare Lionel Messi com a "geração selfie".


 Após a partida, o argentino disse que não quer mais atuar pela seleção. Uma atitude, na minha opinião, precipitada. Apesar de diversos vices no currículo, ele ainda tem sim muito mais estrada pra seguir defendendo seu país. Mas vendo por outro lado, talvez ele entenda que, apesar de ser um ídolo mundial, ele não é maior que a seleção, ao contrário da "geração selfie" (Dani Alves é melhor que Pelé, RÁ!). Talvez Messi entenda que, outra pessoa ali na sua posição faça mais pela Argentina do que ele. Talvez...

Messi, obrigada por mostrar ao mundo que você não é o "bonzão", o intocável. Obrigada por mostrar ao mundo a humildade e o sentimento verdadeiro por uma seleção. Obrigada por mostrar ao mundo que o futebol não é apenas futebol. Você é merecedor de suas cinco bolas de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário